Greenpeace abre as portas do Arctic Sunrise em Porto Alegre

Sábado, 06 de janeiro de 2001

Paulo Gleich/Repórter Terra


Veja a reportagem em vídeo
Os ativistas do Greenpeace abriram neste sábado o Arctic Sunrise, atracado em Porto Alegre, RS, para visitação. Sempre realizado nos sábados e domingos, o dia de open boat acontece em todos os pontos onde as expedições do Greenpeace atracam.

Às 10h30 da manhã, já havia fila no local. A visitação é feita em pequenos grupos, e tem quatro etapas. Em cada uma delas, um voluntário do Greenpeace fala sobre assuntos ligados à campanha Chega de Poluição: o navio, a Expedição das Américas, os POPs, reciclagem, produtos que poluem e outras formas de proteger o meio ambiente.

No cais do porto, uma exposição mostrava cartazes pintados por uma turma de estudantes de Arquitetura da Unisantos, com imagens e slogans ligados às campanhas do Greenpeace. Junto à mostra, um estande oferecia a possibilidade de assinar um cartão endereçado ao ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, exigindo o fim da poluição industrial. No mesmo lugar, voluntárias cadastravam novos sócios da ONG (veja como associar-se).

Segundo a coordenadora do evento, Renata Peres, a expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas visitem o barco nos dois dias de open boat. O barco ainda pode ser visitado neste domingo, das 10h às 18h, na entrada principal do porto de Porto Alegre. Na capital gaúcha, essa é a última ação do Greenpeace, que parte na segunda-feira rumo a Santos, em São Paulo, para mais uma etapa da Expedição das Américas.

Veja também:
Reportagem sobre o open boat
» Diário: o barco é só cenário do open boat