HORÓSCOPO
 CAPA
 ÍNDICE
 ENTREVISTAS
 CHATS ANTERIORES

 CANAIS

 Guia Cósmico
 Área 51
 Encantamentos
 Transcendendo
 Reconectando
 Paranormal

 BIBLIOTECA PLANETA

 Edições Anteriores
 Especiais

 BUSCA

Procure outras matérias

 

 


ASSINATURAS
EXPEDIENTE
PUBLICIDADE
NEWSLETTER
FALE CONOSCO

 

 

 
           

Transcendendo : Mente

 

Encontro com a Sombra
A Segurança

Nice Matin/Sipa-Press
Diante do perigo, a coragem é uma espécie de herói que emerge das profundezas do ser humano, trazendo auto-afirmação para o ego.

Não podemos deixar de observar, porém, que em seu aspecto positivo o medo nos mostra a real dimensão de nossos limites. Seja como for, o fato é que temos medo: da entrega, do afeto e até de nos sentirmos felizes, porque, na seqüência, podemos sofrer algum grande golpe. O medo está sempre tão presente que necessitamos, constantemente, buscar um porto seguro.

Literalmente, pai e mãe são considerados o nosso primeiro refúgio. Ao perdê-los, tenhamos a idade que for, vivenciamos a cruel sensação de insegurança, de sermos órfãos, de estarmos abandonados à própria sorte. Da mesma forma, tentamos buscar segurança em nosso cônjuge. Ele passa a ser o depósito de nossos afetos e desejos não satisfeitos. Grande, porém, é a decepção quando o outro não se propõe a ser o reflexo de nossas projeções. E quem não conhece os efeitos produzidos sobre a confiança interior quando advém a separação?

A segurança pode ser colocada também nos bens materiais, através da ilusão de que o dinheiro tudo compra. Mas, se sobrevêm as perdas, lá vamos nós outra vez ladeira abaixo... Os intelectos cuidadosamente alimentados pela cultura, da mesma maneira, costumam fornecer a falsa idéia de poder e força através do saber, enquanto subjaz a eles a fragilidade, o enorme vazio da existência.

Medo e ansiedade podem ser diferentes, mas não estão separados. Teme-se um objeto que tem existência no mundo real e, portanto, pode ser mensurado, analisado, confrontado; enfim podemos ter uma atuação sobre ele. Já a ansiedade por não ter um objeto definido, isto é, por não sabermos o que temer, torna-se uma ameaça atípica, com a qual nos julgamos incapazes de lidar.

Na vida psíquica, as emoções, os sentimentos, se apresentam em polaridades opostas. Assim, se de um lado existe o desespero que o medo pode provocar, de outro há a coragem, a qual nos ergue e dá forças. Quando se cai no desespero, acaba-se buscando a neurose como uma defesa para reduzir as possibilidades de sofrimento e escapar do medo de não existir, do nada, do vazio. Ocorre, no entanto, que aí são reduzidas também as possibilidades de realização, de ser.

 

Leia Mais:

Para dominar o medo

Ansiedades e Medos

A Segurança

Origem inconsciente

 

 


Transcendendo

Os veículos para
a busca interior. Terapias, religiões, meditações, cura.
O encontro da alma, corpo e mente



| ISTOÉ ONLINE | DINHEIRO | ISTOÉ GENTE | ÁGUA NA BOCA | EDIÇÕES ANTERIORES |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE |