4Aplicativos facilitam uso da nuvem

A utilização de aplicativos para se tomar notas ganhou muita popularidade, principalmente por ser uma boa ferramenta de organização de ideias, projetos, lembretes ou simplesmente informações que gostaríamos de armazenar. E os aplicativos facilitam o uso da nuvem. Sites como o Evernote possuem aplicativos que são multiplataforma, tanto para computadores quanto para smartphones.

Trabalhar na nuvem é possível principalmente devido aos web apps, ou aplicativos de internet. A plataforma mais famosa é o Google Apps, com aplicativos para documentos de texto, planilhas de cálculos, apresentações, leitores de arquivos em PDF, agenda e gerenciador de tarefas. É claro que outras grandes empresas também possuem aplicativos que funcionam diretamente na internet, como a Microsoft, com o Office Web Apps, ou mesmo a Apple, que possui um grande catálogo de web apps.

Entretanto, com o lançamento da sua loja de aplicativos, a Chrome Web Store, o Google apresenta uma enorme quantidade de aplicativos e jogos cuja plataforma não é mais o sistema operacional do usuário, mas sim o seu navegador Chrome. Sendo assim, diversos "programas" podem ser instalados diretamente no navegador do usuário, sem que faça qualquer diferença qual o seu computador ou seu sistema operacional. Além disso, por estarem todos conectados à nuvem, suas informações são constantemente atualizadas e sincronizadas sempre que uma alteração é realizada.

Office Web Apps põe aplicativos da Microsoft na nuvem
foto: Divulgação