Dez hackers famosos e seus feitos

5. O pornô

A Rússia é conhecida atualmente pela ousadia e sofisticação de hackers que não agem propriamente em nome do bem. A máfia e outras organizações utilizam-nos largamente em ações criminosas como o ataque que, partindo de Moscou, roubou US$ 140 mil da bolsa eletrônica Nasdaq, nos Estados Unidos. Mas também há os brincalhões.

É o caso de um desempregado de 41 anos, cujo nome nunca veio à público, é mantido em sigilo pela polícia - que em janeiro usou seus conhecimentos para uma brincadeira ousada: exibir um filme pornô´ em vez de anúncios em um telão publicitário no centro da capital russa.

De um computador na cidade de Novorossiysk, no Mar Negro, ele invadiu o sistema do telão, mudando o ví¬deo a ser exibido. Por 20 minutos as cenas de sexo foram exibidas, provocando um grande engarrafamento no trânsito em Moscou, já que motoristas paravam os carros para ver ou filmar as cenas.

Preso semanas depois, o hacker confessou a brincadeira, dizendo que queria “entreter pessoas”. As autoridades podem ter achado alguma graça, mas, segundo a lei, ele poderá ser condenado a até dois anos de prisão. O incidente provocou discussões sobre a exibição de publicidade em telões de Moscou. Diante da possibilidade de casos semelhantes, a cidade estuda até banir este tipo de publicidade.

Na Rússia, conhecida pela ousadia de seus hackers, alguém exibiu filmes pornôs no lugar dos anúncios em um telão no centro da capital Moscou. Foto: Divulgação

Terra