Dez hackers famosos e seus feitos

4. O trapalhão

Pode alguém ser inteligente o bastante para ser o primeiro a desbloquear um iPad, recém-lançado, se apoderar dos e-mails e informações pessoais de cem mil usuários, entre eles alguns ilustres, como o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, e ainda assim acabar preso por uma mancada completamente idiota? Não? Conheça a história de Andrew Auernheimer.

Em março, Auernheimer, 24 anos, conhecido na comunidade hacker pelos apelidos de "Escher" e "Weev", foi preso após dar um nome falso a policiais em uma ocorrência de estacionamento proibido. Enquanto o caso era investigado, Goatse Security, o grupo de hackers do qual faz parte, repassou a um site as informações obtidas no desbloqueio do iPad, arranhando um pouco a imagem da Apple e da operadora de telecomunicações AT&T no que diz respeito à segurança.

O caso levou o FBI a dar uma busca na residência dele, encontrando cocaí¬na, ecstasy, LSD e vários medicamentos proibidos. Resultado: Auernheimer acabou preso por posse de drogas e agora se encontra em um centro de detenção do Arkansas, deixando uma lição para outros hackers: se for irritar a Apple e o governo americano ao mesmo tempo, é bom tomar cuidado com o que guarda em casa.

Andrew Auernheimer foi preso por posse de drogas, após ter acesso a dados de cem mil usuários incluindo o prefeito de Nova York. Foto: Divulgação

Terra