5A Microsoft também tentou

Em 2001, a Microsoft tentou emplacar a ideia do Tablet PC, portáteis equipados com telas sensíveis ao toque que rodavam uma versão modificada do Windows XP, preparada para operação via caneta e com alguns utilitários extras como ferramentas de reconhecimento de escrita.

O Tablet PC não era um produto, mas sim um conceito, ao qual vários fabricantes aderiram. Mas muitos dos Tablet PCs não eram tablets "puros" já que, com medo de que os usuários não se acostumassem com o uso da caneta, os fabricantes preferiram apostar em máquinas "híbridas": notebooks com uma tela móvel, que poderia ser fechada sobre o teclado transformando-os em tablets.

No fim das contas, a ideia não deu muito certo. Tablet PCs custavam muito mais caro que notebooks similarmente equipados, e não havia aplicativos que justificassem a necessidade da tela de toque. As máquinas nunca sumiram do mercado: novos modelos são lançados até hoje, e encontraram um pequeno nicho em alguns segmentos como a área médica, mas nunca cairam nas graças do público.

foto: Janto Dreijer