4O futuro dos jornais

Um conceito apresentado em 1994 pela Knight Ridder, uma empresa de mídia americana, mostrava como a companhia pensava ser o futuro dos jornais. O conceito, apresentado em um vídeo que hoje circula pelo YouTube e muito gente considera o precursor da ideia do iPad, mostra um aparelho do tamanho de uma revista e com tela touchscreen usado para ler jornais.

O vídeo afirma que "aparelhos como os tablets estão sendo desenvolvidos por companhias ao redor do mundo" e que os "tablets serão uma nova classe de computadores". O vídeo afirma que os aparelhos seriam capazes de reproduzir textos, áudios, vídeos e gráficos ao mesmo tempo, e que seriam parte das nossas vidas na virada do século. "Nós ainda usaremos os computadores para criar informação, mas usaremos os tablets para interagir com a informação", previam.

Muito mais do que prever qual seria o futuro dos tablets, o conceito criado pela Knight Ridder queria antecipar qual seria o futuro dos jornais e revistas, algo que, ainda hoje, 17 anos depois, nuinguém tem muita certeza de como será.

foto: Reprodução