1Dynabook, o primeiro protótipo

O primeiro a propor a ideia de um computador em formato tablet foi Alan Kay, cientista da computação americano pioneiro em áreas como interfaces gráficas e programação orientada a objetos. Em 1968, ele descreveu o conceito do Dynabook, computador pessoal para crianças.

Para a época, as especificações da máquina pareciam ficção científica: o Dynabook deveria ter o tamanho de um caderno, pesar não mais do que 1,8 kg, ter tela gráfica capaz de mostrar pelo menos 4 mil caracteres com "qualidade de impressão" e constraste similar ao do papel impresso, memória suficiente para 500 páginas de texto, ou várias horas de áudio. Tudo isso com um preço não superior a US$ 500.

Até alcançar a tecnologia necessária para que o Dynabook fosse desenvolvido, Alan Kay e sua equipe trabalharam com máquinas que consideraram como "Dynabooks interinos", mas grandes e caros. Uma destas máquinas foi o "Alto", da Xerox, um dos primeiros computadores com interface gráfica, que mais tarde influenciou o desenvolvimento do Macintosh e, indiretamente, dos PCs como os conhecemos hoje.

foto: Marcin Wichary/Wikimedia