Nessie (Monstro do Lago Ness)


Descrição: réptil aquático de grande porte, com pescoço longo e nadadeiras.


Habitat natural: lago Ness, na Escócia.


História: o primeiro relato que se tem do animal é do ano 565, feito por um homem que entrou no lago para resgatar seu barco que havia se soltado das amarras. O "monstro do lago" teria tentado devorar o homem enquanto ele nadava.


Estima-se que até hoje cerca de 11 mil pessoas já tenham relatado que viram Nessie, como a criatura foi apelidada. Talvez a pessoa que mais tenha visto o animal tenha sido Alex Campbell, que diz ter tido 18 encontros com o monstro na década de 1930.


Com a popularização da fotografia, em pouco tempo imagens de Nessie foram aparecendo. Peter A. MacNab tirou uma foto em 1951 que mostra duas corcovas na água em frente ao castelo Urquhart.


Entre as melhores fotografias já tiradas do animal estão as de Robert H. Rines, obtidas durante uma expedição em 1975. Duas fotografias mostram o que parecem ser uma nadadeira, com cerca de dois metros de comprimento, e a cabeça de Nessie. As fotos não foram reveladas até um mês depois da expedição, o que gera desconfianças quanto a sua autenticidade. Rines diz que estava tão desapontado (pois pensaram que sua câmera havia falhado) que haviam esquecido da reserva no laboratório.


O que a ciência diz: muitos acreditam que o animal seja um Pleiossauro que tenha se adaptado às condições de vida na Escócia. Em julho de 2003, a BBC conduziu um experimento com 600 sonares e varreu o lago Ness de cima a baixo sem encontrar evidências do animal.