Primata de Bili



Descrição: primata gigante com características comuns aos gorilas e aos chimpanzés.


Habitat natural: florestas do Congo.


História: tudo começou em 1898 quando um oficial do exército belga voltou à Europa com crânios de gorila encontrados na vila de Bili, no Congo. Os gorilas mais próximos vivem a centenas de quilômetros de Bili. Depois dos crânios serem analisados por especialistas foi criada uma nova subespécie, chamada Gorilla gorilla uellensis.


Em 1996, o fotógrafo Karl Ammann, intrigado com a história, resolveu juntar um grupo de expedicionários para encontrar o primata. Ammann coletou muitas provas da existência do primata, como crânios e amostras de fezes e pegadas maiores que a de um gorila convencional. Foram encontrados na região ninhos semelhantes aos de gorila, só que no chão - chimpanzés normalmente fazem ninhos no topo de árvores.


O que a ciência diz: estima-se que o animal seja um chimpanzé com hábitos de gorila e o dobro do tamanho dos que conhecemos. Exames de DNA mitocondrial sugerem que a criatura seja um chimpanzé do oeste da África. Entretanto, as amostras não são conclusivas, já que não se tem dados sobre a linhagem do pai. Ainda hoje existem pesquisadores à procura do animal no Congo.