Ropen


Descrição: réptil alado com uma crista na cabeça que apresenta hábitos noturnos. O Ropen possui uma espécie de luminescência, que dura alguns segundos e facilita sua visualização à noite, e é descrito como tendo de 5 a 20 metros de comprimento.


Habitat natural: ilha de Umboi, Papua Nova Guiné.


História: existe na ilha de Umboi uma lenda secular, contada por nativos, sobre um animal voador que brilha. Depois da Segunda Guerra Mundial, expedições de ocidentais começaram a penetrar nas profundezas das florestas da ilha atrás do animal.

Um dos primeiros testemunhos documentados é de 1944, do instrutor de vôo Duane Hodgkinson, que diz ter visto um pterodáctilo perto de Finschhafen. Gideon Koro, Wesley Koro e Mesa Agustin também dizem ter presenciado um ropen voando sobre o lago Pung, em 1994. Um casal australiano relata ter testemunhado uma criatura gigante com características de lagarto durante uma tarde, em 1997.


De 1994 até 2002 diversas expedições foram formadas para encontrar o animal. Em 2004, o videógrafo Jonathan Whitcomb fez uma extensa pesquisa e expedição, imensamente documentada em vídeo e no seu livro. Ele acredita que os relatos não são fruto da imaginação das pessoas. Os dados colhidos em entrevistas mostram que há uma semelhança incrível entre o ropen e o pterossauro Rhamphorhynchoid. Whitcomb diz que a luminescência natural do animal pode ajudá-lo a capturar peixes.


Até o final de 2007 ele pretende ter prova documentada em vídeo da existência do ropen.


O que a ciência diz:

especialistas acreditam que o animal seja um pterossauro, oficialmente extinto há 65 milhões de anos.


Muitos acreditam que o ropen nada mais é que uma espécie de morcego ainda não descoberta.