5Petaflops

O desempenho de qualquer computador - mesmo os pequenos PCs que todos têm em casa - é medido em uma unidade esquisita chamada flops (assim mesmo, com “s” no final, mesmo no singular). Um flops representa a potência computacional de uma máquina capaz de realizar uma operação matemática em ponto flutuante - ou seja, com números decimas de muitas casas - em um segundo (o “s” de flops representa o segundo). Apesar da unidade ser chamada de flops, é usual que os múltiplos sejam grafados sem esse “s” final quando no singular (um teraflop, três quiloflops).

O desempenho em flops pode ser grafado com os multiplicadores que estamos acostumados na vida cotidiana (quilo, mega, giga, tera) para facilitar a compreensão. Assim como 1 kg representam 1 mil g, podemos quantificar os flops da seguinte maneira:

- 1 megaflop = 1 milhão de flops
- 1 gigaflop = 1 bilhão de flops
- 1 teraflop = 1 trilhão de flops
- 1 petaflop = 1 quatrilhão de flops

Um petaflop, a unidade usada em supercomputadores, representaria portanto a capacidade de realizar um quatrilhão dessas operações em ponto flutuante em um segundo. Supercomputadores mais antigos rodam a “meras” centenas de teraflops. A título de comparação, um computador PC de configuração mais rápida possível, equipado com três Intel Core i7 980 XE (ou seja, 12 núcleos!), chega, segundo a página Top10 Flops, a “apenas” 20 gigaflops, ou 0,02 teraflops ou, para podermos comparar com o desempenho do Tianhe-1A, 0,00002 petaflops.

foto: Divulgação