A mina San José

A mina San José está localizada a 45 km a noroeste da cidade de Copiapó, no deserto do Atacama. Ela começou a ser explorada em 1889. Em 1957, o imigrante húngaro Jorge Kemeny Letay chegou à região e começou a explorar ferro. Após seu empreendimento ter êxito, passou a se interessar pelas jazidas de cobre e ouro de San José e criou a mineradora San Esteban, que opera a mina até hoje, para explorar o local.

Quando em funcionamento, a mina emprega 300 trabalhadores, que extraem mais de 600 t anuais de cobre – o que representa uma jazida de porte médio. As vendas anuais geradas pela exploração da mina superam US$ 20 milhões.

A tragédia que deixou os 33 mineiros soterrados não é a primeira a acontecer no local. Entre 2003 e 2010, diferentes acidentes provocaram a morte de três mineiros e deixaram gravemente feridos outros dois. Em 2007, a morte de um geólogo no local chegou a provocar o fechamento da mina, mas ela foi reaberta em maio de 2008 após a empresa se comprometer a melhorar as condições de segurança. Em 5 julho deste ano, um novo acidente provocou a amputação de uma perna do mineiro Gino Cortés. A mina foi novamente fechada, mas recebeu autorização do Ministério da Saúde chileno para ser reaberta no dia 28 de julho, na semana anterior ao desastre.

foto: Arte Terra