Saiba mais

O que é balneabilidade?
É a qualidade das águas destinadas à recreação, como natação e mergulho. As águas balneáveis são caracterizadas por um contato direto e prolongado e pela possibilidade de se ingerir quantidades significativas das substâncias nelas contidas. O estudo da balneabilidade tem por objetivo classificar as praias como própria e imprópria para o banho, em conformidade com especificações sanitárias.

Quais as classificações da balneabilidade das praias?
Segundo resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), as águas doces, salobras e salinas, destinadas à recreação de contato primário, podem ser classificadas em quatro categorias: excelente, muito boa, satisfatória ou imprópria. As três primeiras categorias são consideradas próprias para o banho.

Como é feita a classificação?
O critério utilizado é a quantidade de coliformes fecais (bactérias presentes nas fezes humanas e de animais, que indicam a presença de esgoto não tratado) encontradas em um conjunto de cinco amostras de 100 ml cada, coletadas durante semanas consecutivas. De acordo com a resolução do Conama, são consideradas impróprias para banho as praias em que forem detectados mais de 1 mil exemplares de coliformes fecais em mais de 20% das amostras colhidas. As praias com balneabilidade satisfatória são aquelas em que são encontrados entre 500 e 1 mil coliformes fecais em 80% ou mais das amostras. Ganham a classificação 'muito boa' as praias em que são encontrados de 250 a 500 bactérias em pelo menos 80% das amostras, e são consideradas 'excelentes' aquelas que contêm até 250 exemplares de coliformes fecais.

Quais os riscos à população que se banha em praias impróprias?
Presente nas fezes de animais, os coliformes fecais podem ser veículos de transmissão de doenças como a hepatite ou agentes causadores de problemas gastrointestinais. Além da grande presença desse tipo de bactéria, praias impróprias para o banho podem apresentar um pH - indicador do nível de acidez da água - muito elevado ou muito baixo. Caso entre em contato com água com o pH fora da faixa determinada pelo Conama, o banhista corre o risco de sofrer algum tipo de irritação na pele ou nos olhos.

Praia de Geribá/Búzios/RJ
foto: Prefeitura de Búzios/RJ/Divulgação