O que é o excesso de peso

Doença crônica de muitos fatores, a obesidade se manifesta quando há um aumento excessivo da reserva natural de gordura no corpo, ao ponto de causar problemas de saúde e aumento da taxa de mortalidade. Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, ela é vista como um sério e crescente problema de saúde pública, pois vem acompanhada de enfermidades como doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, hepatite, apneia do sono e osteoartrite.

Na prática, a obesidade é avaliada em termos absolutos e também pela distribuição na circunferência da cintura ou pela razão entre as circunferências da cintura e do quadril. Além disso, a presença de obesidade deve ser avaliada enquanto fator de risco cardiovascular e outras condições médicas que podem aumentar o risco de complicações.

O jeito mais simples e recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliação do peso corporal, que pode comprovar excessos ou obesidade, é o Índice de Massa Corporal (IMC), calculado dividindo-se o peso do paciente em kg pela sua altura em metros elevada ao quadrado. O resultado, que você pode conferir aqui neste infográfico, é a base para um tratamento clínico ou reeducação alimentar e de hábitos. Acima de 25 Kg/m², a pessoa tem peso excessivo.

foto: Getty Images