Neil Armstrong

Neil Armstrong

Neil Alden Armstrong nasceu em 5 de Agosto de 1930 em Ohio, EUA. Formado em engenharia aeronáutica, com mestrado em engenharia aeroespacial, foi piloto de testes em fábricas de aviões americanas e aviador da Marinha dos EUA. Pilotando um caça, participou da Guerra da Coréia, mas foi como comandante da missão Apollo 11 que Neil Armstrong entrou para a história. Ele foi o primeiro homem a pisar na Lua, no dia 20 de julho de 1969, e a frase "este é um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade" que disse ao pisar em solo lunar é uma das mais conhecidas de todos os tempos.

A escolha de Armstrong para o camando da Missão Apollo - e para ser o primeiro homem a pisar na Lua - foi realizada por uma comissão da Agência Espacial Americana (Nasa) e deveu-se ao perfil discreto, reservado e corajoso do atronauta.

Aldrin

Edwin "Buzz" Aldrin

Mundialmente conhecido como Buzz Aldrin, o astronauta Edwin Eugene Aldrin Jr. nasceu em Nova Jérsei, nos EUA, em 1930. Buzz foi o segundo homem a pisar na Lua durante a missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969, descendo do Módulo Lunar logo atrás do comandante, Neil Armstrong.

Aldrin é formado em engenharia mecânica pela Academia Militar em West Point, doutor em Ciências aeronáuticas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e foi piloto na Força Aérea dos EUA. Como piloto, participou de 66 missões de combate Coreia. Ingressou na Nasa em 1963, no terceiro grupo de astronautas da Agência Espacial e seu primeiro voo espacial foi em 1966 a bordo da missão Gemini XII. Nesta missão, o astronauta quebrou o recorde de permanência no espaço fora da nave, ficando por cinco horas e meia no espaço. Em 1969, ele foi escolhido para participar da missão Apollo 11.

Michael Collins

Michael Collins

Filho de pais americanos, o astronauta Michael Collins nasceu em Roma, na Itália, em 1930. Após o início da Segunda Guerra Mundial, a família Collins decidiu deixar a Itália onde moravam e retornar aos Estados Unidos. Nos EUA, Collins decidiu-se pela carreira militar, seguido uma tradição familiar. Bacharel em Ciências pela Academia Militar dos Estados Unidos, Collins foi piloto de testes da Força Aérea Americana e foi selecionado para integrar o quadro de astronautas da Nasa em 1963.

Três anos depois, em 1966, participou da sua primeira missão espacial, a Gemini X, onde realizou duas caminhadas espaciais. Em 1969, foi escolhido para ser o piloto o Modulo de Comando Columbia na histórica missão Apollo 11. Por ter sido o único a não desembarcar na Lua, acabou ofuscado pelos colegas e o nome menos conhecido desta missão. O Módulo de Comando ficou na órbita da Lua, de onde Collins monitorava o trabalho dos de Neil Armstrong e Buzz Aldrin em solo lunar.