Conheça líderes que estão entre os maiores assassinos do século 20

11. Charles Taylor, Libéria

Responsável parcial por 75 mil mortes no Sri Lanka e milhares em duas guerras civis na Libéria

Ex-líder da Frente Nacional Patriótica de Libertação da Libéria (1989-1997) e presidente do país (1997-2003), Taylor comandou os exércitos rebeldes na guerra civil (1989-1997) da Libéria. Contudo, os piores flagelos à humanidade infligidos por ele foram realizados no exterior. Ele está sendo julgado pela Corte Especial para Serra Leoa pela participação na guerra civil desse país entre novembro de 1996 e janeiro de 2002, quando o conflito foi encerrado.Taylor é acusado de liderar os rebeldes da Frente Revolucionária Unida (RUF) em Serra Leoa, abastecendo-os com armas e munições em troca de diamantes.

Taylor foi indiciado por 11 acusações de crimes de guerra, crimes contra a humanidade e outras sérias violações dos direitos humanos. Ele é acusado de ser responsável pelo assassinato e mutilação de civis, a transformação de mulheres e meninas em escravas sexuais, o sequestro de adultos e crianças para que eles realizassem trabalhos forçados ou lutassem no conflito, com base no seu apoio aos rebeldes da Serra Leoa. Taylor também é responsabilizado pelo envio de tropas da Libéria em ajuda aos guerrilheiros. A Guerra Civil na Serra Leoa (1991-2002) causou 75 mil mortes e obrigou metade da população do país a deixar suas casas.

O julgamento de Charles Taylor ganhou notoriedade recentemente por envolver a modelo Naomi Campbell e a atriz americana Mia Farrow. Ambas foram chamadas para depor sobre supostos diamantes brutos enviados por Taylor a Naomi após um jantar, em 1997. O processo ainda está em andamento.

Taylor discursa durante cerimônia religiosa para refugiados em 26 de julho de 2003, em Monróvia
Foto: Getty Images

Terra