Liberalismo em Teerã

Mulheres com muito cabelo à mostra, véus coloridos e calças jeans são comumente vistas hoje em dia no Irã

Em letras garrafais, a placa à entrada de uma das principais redes de fast-food iraniana legisla: “a entrada de mulheres trajando o véu de forma inapropriada é estritamente proibida”. No entanto, bastam cinco minutos dentro do restaurante para ver moças com penteados similares ao de Amy Winehouse, utilizando apenas um pequeno véu por cima de um coque na parte de trás da cabeça e mantendo o restante de seus cabelos e o rosto maquiado à mostra.

“Em outras épocas talvez uma moça vestindo-se desta maneira talvez fosse parada pela polícia, mas felizmente as coisas têm se liberalizado por aqui, especialmente após os protestos de 2009 contra o governo”, conta Hamiz Piroozi*, 26 anos, estudante de história na Universidade de Teerã. Seu amigo, o professor de inglês Koosha Isfahani*, 27 anos, concorda.

“As coisas estão melhorando. Por qualquer parte de Teerã é possível ver mulheres se vestindo de forma mais casual, homens usando camisas de manga curta e pessoas de sexos opostos conversando. Mesmo assim, se você quer abrir um estabelecimento público, precisa das autorizações do governo e elas não são concedidas caso você não coloque placas estúpidas como esta”, diz Isfahani.

Os rapazes têm razão. Em Teerã, o penteado escandaloso, a maquiagem e o pequeno véu não chegam a surpreender ou causar maior espanto. Tampouco surpreende ver um casal conversando animadamente em alguma área pública sem que sejam importunados por policiais ou Bashids, a polícia moral e revolucionária do país – apesar de incidentes do gênero ainda ocorrerem com maior frequência em cidades menores.

Fotos