Do clichê à realidade

Do estereótipo a realidade: apenas mulheres religiosas ou de famílias tradicionais usam o xador no dia a dia

O que esperar de uma visita a um país frequentemente associado ao extremismo religioso, fechado em torno do manto da Revolução Islâmica e governado por um regime teocrático conhecido por suas práticas que ferem grande parte dos princípios ocidentais de igualdade, liberdade, democracia e direitos humanos?

O estigma de uma sociedade de fanáticos religiosos, com homens barbados e mulheres vestindo o xador, prontos para tornarem-se mártires suicidas em nome da causa islâmica persegue – e irrita – os iranianos.

A realidade do país é muito mais complexa, com matizes e detalhes que vão muito além do que costuma ser a imagem do país no exterior. Herdeiros da riquíssima e milenar cultura persa, os iranianos têm grande orgulho de sua tradição nos campos da arte, gastronomia, música, arquitetura e paisagismo. Uma visita ao país revela o quão delicada e diversificada a cultura local é.

O país abriga diversas etnias e religiões –

persas, afegãos, armênios, árabes, azeris, turcos, xiitas, sunitas, curdos, baha'ís, judeus, cristãos ortodoxos, zoroastras e católicos estão presentes no país. O governo tenta impor uma identidade cultural iraniana comum a toda a população do país, mas ao mesmo tempo faz algumas concessões a certas minorias para que possam praticar seus hábitos religiosos e falar sua língua.

Os iranianos vão muito além do estereótipo de povo de estatura mediana, cabelos e olhos negros e pele morena, muito comumente confundidos com os árabes. Sim, há iranianos que se enquadrariam perfeitamente nestes critérios, mas o povo persa tem, na realidade, origens arianas e grande parte da população é alta, com pele, cabelos e olhos claros.

Apesar de um governo repressivo e um ambiente tradicionalista, o país e especialmente Teerã passam por uma onda liberalizante – até onde o governo permitirá que ela chegue ainda é uma grande incógnita, mas os sinais de mudança estão presentes por toda a parte. Prepare-se para ser surpreendido.

Fotos