Votação biométrica

Voto biométrico ocorrerá em 295 municípios

Daniel Fernandes

Aproximadamente 7,5 milhões de brasileiros, moradores de 295 municípios, vão utilizar a urna biométrica nas eleições deste ano. Desde 2008, a Justiça Eleitoral executa o recadastramento de eleitores com a intenção de modernizar a identificação na hora do voto por meio da impressão digital.

Somadas as eleições de 2008 e 2010, 60 municípios brasileiros, em 23 Estados, já recadastraram aproximadamente 1,1 milhão de eleitores. No pleito deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ampliar esse universo e convocou aproximadamente mais 7 milhões de pessoas, de 235 municípios, a se recadastrarem, entre 2011 e 2012. Nessa nova fase, aproximadamente 6,3 milhões refizeram seu título e estão aptas a votar na urna biométrica em outubro.

Neste ano, o destaque ficará por conta de Curitiba (PR), a primeira capital a ter o voto biométrico no país. O objetivo do TSE é cadastrar todos os eleitores brasileiros até 2018. Até agora, somente Alagoas e Sergipe contam com 100% dos municípios recadastrados.

Veja a seguir como funciona o sistema e saiba os municípios que vão utilizar a urna biométrica em outubro.

foto: Nelson Jr/Asics/TSE