Em junho deste ano, a primeira Massa Crítica brasileira, que foi realizada em São Paulo, completou 10 anos. Já a primeira Massa Crítica do mundo, que ocorreu em São Francisco, nos Estados Unidos, fechou duas décadas em 2012. Atualmente, é uma iniciativa mensal consolidada em diversas cidades do mundo. com o objetivo de promover e celebrar o uso da bicicleta como modalidade de transporte urbano.

Ao contrário do que muita gente pensa, a Massa Crítica não é um movimento, mas sim um evento. É uma pedalada ativista, com objetivo de conscientização, e não somente de passeio e socialização. É comum, durante as “massas”, ver ciclistas voluntários bloqueando vias para garantir a passagem do grupo. A prática se chama “rolha”. Em algumas cidades já conta com a supervisão de órgãos de trânsito, mas tudo começou com base na ação direta.

No Brasil, após o atropelamento de 17 ciclistas durante uma Massa Crítica em Porto Alegre, a iniciativa começou a ganhar mais atenção e adesão de participantes. Em algumas cidades, também se referem a esse tipo de evento como Bicicletada.

“Acho que as pedaladas coletivas como a Massa Crítica tem um papel importante, pois passam a idéia de que as vias públicas não são de uso exclusivo dos motorizados”, diz Guilherme Schubert, participante do evento na capital gaúcha.