Relembre 10 grandes chacinas que marcaram o Brasil

Vingança na Igreja da Candelária

Em julho de 1993, oito jovens, com idades entre 11 e 19 anos, que dormiam na praça da Igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro, foram executados a tiros por homens que chegaram ao local em dois Chevettes. Pelos crimes, foram condenados três policiais militares. Quase 17 anos depois do massacre, as motivações ainda são desconhecidas, porém, uma das teses apontadas pela investigação é vingança. Meninos de rua teriam apedrejado um carro da polícia, um dia antes, após a prisão de um traficante que vendia cola de sapateiro. Outra causa possível foi o atropelamento da mulher de um policial que fugia de um arrastão cometido por menores.

Sete anos depois, um dos sobreviventes da chacina, Sandro do Nascimento, sequestrou um ônibus da linha 174, no Rio, e manteve reféns os passageiros do coletivo por mais de 4 horas. No desfecho, o sequestrador foi morto por policiais, mas antes baleou a mulher que usou como escudo para descer do veículo. Geilsa Firmo Gonçalves morreu no hospital.

Foto: Futura Press
Em 2009, uma cruz foi colocada em frente à igreja para lembrar os 16 anos do massacre. Foto: José Carlos Pereira de Carvalho/vc repórter

Terra