Conheça o Guarani, o novo blindado do Exército

Em outubro deste ano, o Exército Brasileiro recebeu o primeiro protótipo do VBTP-MR Guarani, blindado de transporte de tropas que substituirá a atual frota do País. Em fase de testes, o Guarani conta com sofisticados armamentos e equipamentos de segurança e deve entrar em operação em um futuro próximo. Saiba mais sobre o blindado e os veículos que serão aposentados com a sua chegada:

A família de blindados Guarani substituirá as atuais viaturas Urutu e Cascavel, fabricadas pela empresa brasileira Engesa e em serviço há mais de 30 anos no País. Clique nas imagens abaixo e saiba mais sobre os blindados à beira da aposentadoria.

A Viatura Blindada de Transporte de Pessoal-Média de Rodas (VBTP-MR) Guarani está atualmente em fase de testes no Exército Brasileiro. Ao todo, serão produzidos pela italiana Iveco 2.044 blindados, entregues ao longo dos próximos 20 anos.

Segundo o Exército, o Guarani é uma viatura equiparada às mais modernas existentes no mundo. O seu sistema de gerenciamento do campo de batalha permite ao comandante da viatura acompanhar o desenrolar do combate em tempo real, conhecendo exatamente o que se passa em seus flancos, à frente e à retaguarda, podendo emitir e receber ordens com segurança.

A torre automatizada, produzida em parceria com a israelense Elbit, é operada do interior da viatura, sem expor o atirador. Conta ainda com itens de segurança modernos, como um sistema automático de detecção e extinção de incêndio, capaz de atuar em menos de 0,1 s.