Mais jornais

O Brasil à beira da guerra civil

Durante 12 dias, entre 25 de agosto e 5 de setembro de 1961, o Brasil viveu uma de suas maiores crises institucionais, cujos desdobramentos levaram o país à beira de uma guerra civil.

Surpreendendo toda a nação, o presidente Jânio Quadros renuncia e, consequentemente, inicia-se um movimento para que o vice, João Goulart, que estava em missão na Ásia, não assuma o poder. Durante essas tensas semanas, foi criado o movimento da Legalidade, que, a partir do Rio Grande do Sul, barrou a tentativa de golpe.

Neste especial, o Portal Terra contará, dia a dia (até 5 de setembro) e em formato de jornal, os detalhes dessa crise como se os acontecimentos estivessem ocorrendo naquele dia, desde a renúncia de Jânio até a chegada de Jango a Brasília para tomar posse como o novo presidente.

Além disso, você conhecerá os principais personagens, entenderá como a renúncia influenciou o golpe militar de 64, além de conferir documentários, fotos, áudios e publicação da época.

Além desses momentos de tensão, esse especial mostrará a vida dos brasileiros em 1961. Os leitores poderão conferir as celebridades da época, as novidades do cinema, as últimas da moda, os carros mais vendidos, os craques do esporte, as curiosas publicidades e o mundo envolto na Guerra Fria.