1. Atitude imediata

Em caso de cancelamento ou atraso do vôo, o passageiro deve procurar imediatamente um funcionário da companhia aérea na qual adquiriu a passagem. Esse funcionário deve avaliar o tempo de atraso e disponibilizar o que for preciso, como o remanejamento do passageiro para outro vôo, fornecimento de alimentação, e hospedagem.

2. Atraso de até 4 horas

De acordo com a Infraero, a companhia aérea deve acomodar o passageiro em outro vôo da própria companhia ou de outra em no máximo quatro horas. Se este prazo não for cumprido, o usuário poderá optar entre viajar em outro vôo, pedir endosso, ou reembolso da passagem.

3. Atraso de mais de 4 horas

Para os passageiros que decidirem viajar em outro vôo, seja no mesmo dia ou no dia seguinte, a companhia é obrigada a propiciar hospedagem, alimentação e transporte para outro aeroporto, além de reembolsar despesas com telefonemas por causa do atraso.

4. Direitos do consumidor

Para orientações ou reclamações, os passageiros podem ligar para o Procon. Veja os números em sete Estados:

» SP: 151

» MG: 295-3366

» RJ: 1512

» ES: 3381-6222

» RS: 151

» BA: 321-4228

» DF: 3212-1500

5. Reclamações

O passageiro que foi prejudicado por causa dos atrasos das companhias aéreas tem o direito a receber indenização. As reclamações devem ser enviadas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ou à ouvidoria da Infraero nos seguintes endereços eletrônicos: https://www.infraero.gov.br e https://www.anac.gov.br. Nas viagens nacionais, a multa a ser paga pelas companhias aéreas pode ser de até R$ 2 mil. No caso de viagens internacionais, de até R$ 4 mil.

6. Aeroportos

Passageiros com dúvida a respeito de seus vôos ou de familiares e amigos podem entrar em contato diretamente com os aeroportos e solicitar informações. Veja os telefones de alguns dos principais aeroportos do País.

» Congonhas (SP) - (11) 5090-9000

» Guarulhos (SP) - (11) 6445-2945

» Santos Dumont (RJ) - (21) 3814-7070

» Galeão (RJ) - (21) 3398-5050

» Salgado Filho (RS) - (51) 3358-2000

» Tancredo Neves (MG) - (31) 3689-2700

» Aeroporto de Vitória (ES) - (27) 3083-6300

» Juscelino Kubitschek (DF) - (61) 3364-9000

» Eduardo Gomes-Manaus (AM) - (92) 3652-1210

» Guararapes-Gilberto Freyre (PE) - (81) 3464-4188

» Dep. Luís Eduardo Magalhães (BA) - (71) 3204-1010

» Aeroporto de Goiânia (GO) - (62) 3265-1500

7. Contato das principais empresas aéreas:

» Gol: 0800-2800465

www.voegol.com.br

» TAM: 0800-5705700

www.tam.com.br

» BRA: (11) 6445-4310/ 3107-5454 ou (21) 3398-4100

www.voebra.com.br

» Varig: (11) 4003-7000

www.varig.com.br

» Ocean Air: 4004-4040 (nas principais capitais) ou 0300-7898160

https://www.oceanair.com.br

8 . Distâncias

  Distância Horas/
ônibus
Horas/
avião
Deslocamento/
espera*
BELO HORIZONTE 586 km 8h30 1h10 2 horas
BRASÍLIA 1.015 km 14h 1h30 2 horas
FLORIANÓPOLIS 705 km 8h 1h 2 horas
GOIÂNIA 926 km 12h 1h30 2 horas
PORTO ALEGRE 1.109 km 18h 1h40 2 horas
RECIFE 2.660 km 43h 7h 2 horas
RIO DE JANEIRO 429 km 6h 40 min 2 horas
SALVADOR 1.962 km 33h 2h20 2 horas

*Distâncias a partir de São Paulo

Se o atraso for inevitável

Uma vez no aeroporto, itens considerados básicos pelos passageiros são travesseiro, material para leitura, como revistas e jornais, alimentos, água e roupas limpas, que podem ser acondicionados na bagagem de mão. Material de higiene pessoal, como escova de dentes e desodorante, também podem ser útil. Um ipod ou walkman também ajuda a passar o tempo.