Em caso de cancelamento ou atraso do vôo, o passageiro deve procurar imediatamente um funcionário da companhia aérea na qual adquiriu a passagem. Esse funcionário deve avaliar o tempo de atraso e disponibilizar o que for preciso, como o remanejamento do passageiro para outro vôo, fornecimento de alimentação, e hospedagem.
De acordo com a Infraero, a companhia aérea deve acomodar o passageiro em outro vôo da própria companhia ou de outra em no máximo quatro horas. Se este prazo não for cumprido, o usuário poderá optar entre viajar em outro vôo, pedir endosso, ou reembolso da passagem.
Para os passageiros que decidirem viajar em outro vôo, seja no mesmo dia ou no dia seguinte, a companhia é obrigada a propiciar hospedagem, alimentação e transporte para outro aeroporto, além de reembolsar despesas com telefonemas por causa do atraso.
Para orientações ou reclamações, os passageiros podem ligar para o Procon. Veja os números em sete Estados:
O passageiro que foi prejudicado por causa dos atrasos das companhias aéreas tem o direito a receber indenização. As reclamações devem ser enviadas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ou à ouvidoria da Infraero nos seguintes endereços eletrônicos: https://www.infraero.gov.br e https://www.anac.gov.br. Nas viagens nacionais, a multa a ser paga pelas companhias aéreas pode ser de até R$ 2 mil. No caso de viagens internacionais, de até R$ 4 mil.
Passageiros com dúvida a respeito de seus vôos ou de familiares e amigos podem entrar em contato diretamente com os aeroportos e solicitar informações. Veja os telefones de alguns dos principais aeroportos do País.
www.voegol.com.br
www.tam.com.br
www.voebra.com.br
www.varig.com.br
https://www.oceanair.com.br
Distância | Horas/ ônibus |
Horas/ avião |
Deslocamento/ espera* |
|
BELO HORIZONTE | 586 km | 8h30 | 1h10 | 2 horas |
BRASÍLIA | 1.015 km | 14h | 1h30 | 2 horas |
FLORIANÓPOLIS | 705 km | 8h | 1h | 2 horas |
GOIÂNIA | 926 km | 12h | 1h30 | 2 horas |
PORTO ALEGRE | 1.109 km | 18h | 1h40 | 2 horas |
RECIFE | 2.660 km | 43h | 7h | 2 horas |
RIO DE JANEIRO | 429 km | 6h | 40 min | 2 horas |
SALVADOR | 1.962 km | 33h | 2h20 | 2 horas |
*Distâncias a partir de São Paulo
Uma vez no aeroporto, itens considerados básicos pelos passageiros são travesseiro, material para leitura, como revistas e jornais, alimentos, água e roupas limpas, que podem ser acondicionados na bagagem de mão. Material de higiene pessoal, como escova de dentes e desodorante, também podem ser útil. Um ipod ou walkman também ajuda a passar o tempo.