Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Garzón diz que faltam provas para julgar Stroessner

Sábado, 02 de fevereiro de 2002, 19h22


Representantes da Comissão do Acervo da Luta Contra a Ditadura e o deputado Marcos Rolim, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, pediram ao juiz espanhol Baltasar Garzón, hoje em Porto Alegre, que os crimes atribuídos ao ex-presidente paraguaio Alfredo Stroessner sejam julgados na Espanha. Stroessner vive hoje no Brasil.

O ex-presidente é um dos envolvidos na chamada Operação Condor, organização secreta envolvendo as ditaduras militares da América Latina. Garzón, que condenou o ex-presidente chileno Augusto Pinochet por crime contra a humanidade, explicou que são necessárias provas de genocídio e crime contra a humanidade que caracterizem uma ação criminosa planejada e política.

O juiz espanhol, que participou na capital gaúcha dos eventos paralelos ao Fórum Social Mundial, disse que ainda falta a comprovação dos assassinatos e crimes políticos no Paraguai durante o regime militar comando pelo general Stroessner de 1954 a 1989. A Comissão do Acervo da Luta contra a Ditadura quer a extradição do ditador paraguaio do território brasileiro. Stroessner se asilou no Brasil em 1989.Às 18h desta segunda-feira, no auditório 1 do Centro de Eventos da PUC, a comissão faz o seminário Terror de Estado, Alvos, Seqüelas e Impunidade - A história bem contada.

Participarão o jurista paraguaio Martín Almada, que descobriu o arquivo do terror, o médico boliviano Osvaldo Peredo, da guerrilha comandada por Che Guevara nos anos 60 e presidente da Fundación Ernesto Che Guevara, em Santa Cruz de la Sierra, e Julio Marenales, professor, sobrevivente dos cárceres da ditadura militar do Uruguai.

Redação Terra

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade