Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Jurista americana diz que Fórum é "pró" e não "anti"

Sexta, 01 de fevereiro de 2002, 18h22


O movimento social que desfila no 2º Fórum Social Mundial (FSM) em Porto Alegre não é "anti" e sim "pró", disse hoje Lori Wallach, da Public Citizen, a associação americana mais poderosa de defesa dos consumidores.

"O inimigo (os defensores do neoliberalismo) nos chama de 'anti' porque nos queixamos, somos os antifórum, os antiglobalização, quando na verdade nosso movimento é globalmente 'pró'", declarou Wallach em uma conferência sobre o comércio mundial no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

"Somos pró, a favor da democracia, da igualdade, da diversidade, da justiça e de um meio ambiente de qualidade", destacou. "Precisamos articular os temas para os quais somos pró", acrescentou. Para a jurista, a "resposta passa por dois eixos": a mudança de mentalidade nos países, para dizer aos cidadãos "que a versão que lhes foi dada não é a única possível" e, em segundo lugar, "temos de mostrar que somos uma força considerável, especialmente na construção de movimentos nacionais", e "mostrar capacidade de articular os temas dos quais somos pró", explicou.

Wallach sacudiu os documentos da Rodada Uruguaia, que criou a Organização Mundial do Comércio (OMC) e afirmou: "Estas regras não servem, têm de ser modificadas". Em seguida, arremessou os documentos e foi aplaudida por mais de 2 mil espectadores.

AFP

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade