Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Participação de grupos ligados ao ETA é considerada ilegítima

Sexta, 01 de fevereiro de 2002, 18h05


Segundo Cândido Grzybowski, do Instituto Brasileiro de Estudos Sociais e Econômicos (Ibase)e membro da comissão organizadora, a questão da participação das entidades ligadas ao ETA configura-se uma "situação muito delicada". "Se eles se inscreveram seguindo os trâmites, não temos como negar, mas consideramos a participação ilegítima". E apesar de ilegítima, vai continuar nesta edição.

O dirigente explica que se as entidades são legais em seu país e não são apresentadas evidências de qualquer ação que as desabone, não há como impedir a participação. Segundo Grzybowski, as FARC e o Askapena (basco) foram recusados, por serem claramente identificados com a luta armada (as FARC) e por ser ilegal (Askapena).

"Seria muito bom se pudéssemos contar com a ajuda de outras organizações civis espanholas e bascas, para mapear essas entidaddes", diz Grzybowski. Nesse caso, ele garante que inscrições poderiam ser recusadas devido às informações obtidas, independentemente da situação das entidades.

Ele destaca que as inscrições são feitas via Internet. "É impossível conhecer absolutamente todas as que fazem pedidos e não há como investigar uma por uma para verificar se realmente são apenas o que dizem ser". Grzybowski garante que não haverá participação oficial, nem do LAB nem do Batasuna.

Uma nota emitida hoje pela comissão organizadora do Fórum Mundial, para tentar esclarecer questões referentes ao credenciamento de pessoas e entidades, termina assim: "Consideramos mais que justificada a cassação do credenciamento erroneamente concedido a integrantes de organização armada basca. Dado o caráter democrático da inscrição, via sítio Web na Internet, e dada a objetiva falta de condições de averiguação in loco, podem ter ocorrido outros credenciamentos semelhantes. Mas eles não são legítimos".

Leia mais:
» Entidades ligadas ao ETA não foram impedidas de participar
» Políticos de partido ligado ao ETA confirmam inscrição
» Terroristas e primeiro-ministro belga são barrados no Fórum
» Garzón diz que o ETA usa tática de estar em eventos
» Entidades ligadas ao ETA tentam participar do Fórum

Eva Mothci/Direto de Porto Alegre

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade