Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
A confiabilidade do voto eletrônico está em debate no Fórum

Sexta, 01 de fevereiro de 2002, 11h08


Nesta sexta-feira, às 14h, um debate vai discutir a confiabilidade do voto eletrônico. A discussão é promovida pelo Fórum do Voto Eletrônico (www.votoseguro.org), um grupo formado por técnicos independentes, jornalistas, advogados e outros cidadãos, que há cinco anos estuda, acompanha e questiona a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro.

O grupo considera que a urna eletrônica "desmaterializou" o voto no Brasil. "O voto virou um simples registro na mamória da máquina", dizem. E essa memória é volátil, ela é apagada. O grupo aponta outros problemas, como a recusa sistemática do Tribunal Superior Eleitoral em apresentar aos partidos políticos a totalidade dos programas de computador utilizados no processo eleitoral.

Outra dificuldade encontrada, segundo o grupo, é a impossibilidade de fiscalizar a totalização dos resultados, por causa da rapidez com que ela acontece e por ser centralizada em Brasília. "Queremos alertar para o fato de que qualquer sistema eleitoral informatizado que não permita a recontagem dos votos ou a conferência das apurações e que contenha programas secretos está longe de poder ser chamado de moderno, muito menos de confiável", avisam. O debate acontece a partir das 14h na sala 513 do Prédio 11 da PUC.

Eva Mothci/Direto de Porto Alegre

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade