Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Camponeses marcharão contra a Alca

Sexta, 01 de fevereiro de 2002, 10h55


A Via Campesina, organização internacional de camponeses que trouxe o francês José Bové este ano ao FSM, vai promover uma marcha contra a Alca (Aliança de Livre Comércio das Américas). De acordo com o hondurenho Rafael Algria, um dos dirigentes da organização, a marcha será realizada no dia 4, segunda-feira, a partir das 17h.

Neste ano, as atividades da Via Campesina estão concentradas no Auditório Araújo Viana, no Parque da Redenção, de onde sairá a marcha. Um país só conquista a soberania com um povo forte e bem-alimentado, defendem. Na manhã de hoje, a principal atividade é um painel sobre Reforma Agrária, SOberania Alimentar e Transgênicos. Os camponeses também discutirão, neste fórum, o socialismo, mídia alternativa e dívida externa.

Alegria também falou sobre a programação da Via Campesina para 2002. Em vez de protestos específicos, farão uma séria de manifestações em vários locais do mundo. "Uma delas será uma mobilização em defesa dos direitos humanos", explicou Alegria. "E será no dia 17 de abril, data do massacre dos sem-terra de Eldorado dos Carajás que aconteceu em 1998 no Brasil", lembrou. A Via Campesina também fará protestos na Itália, Espanha e África.

Eva Mothci/Direto de Porto Alegre

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade