Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Stédile faz suspense sobre protestos de agricultores

Quinta, 31 de janeiro de 2002, 22h03


O líder nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, fez suspense hoje em Porto Alegre sobre a mobilização e possibilidade de protestos de trabalhadores rurais e camponeses durante o 2º Fórum Social Mundial (FSM). Stédile disse que os protestos, se ocorrerem, são "surpresa". No dia 4 de fevereiro, está prevista a Marcha contra a Alca, com saída durante a tarde do Parque Farroupilha, a tradicional Redenção.

Os movimentos ligados a agricultores e camponeses de todo o mundo focam este ano a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). "Não criamos fatos para chamar a atenção da Imprensa e sim motivar o povo", preveniu o líder do MST. No ano passado, Stédile organizou e protagonizou, com a participação do ativista francês José Bové, a invasão e destruição de uma lavoura experimental de soja transgênica no interior gaúcho.

A Via Campesina, que reúne as organizações do setor no mundo, decidiu que fará no Brasil um plebiscito para saber se a população brasileira aprova a Alca. A consulta deve ser em setembro. Em Porto Alegre, Stédile adianta que serão discutidas formas de luta, nas quais devem ser definidas mais ocupações de terra e ações contra os transgênicos num futuro bem próximo.

Leia mais:
» Sem-terra alertam para "veneno transgênico"
» Bové diz que combate contra transgênicos vai continuar
» Bové diz que polícia o elegeu "personagem de Porto Alegre"

Patrícia Comunello/Redação Terra

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade