Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Seminário discute ciência e tecnologia para a paz

Quarta, 30 de janeiro de 2002, 18h56


O desenvolvimento científico e tecnológico voltado para a constituição de espaços públicos em escala planetária, permitindo a máxima democratização do conhecimento e dos meios de ação nele fundados, levando ao desenvolvimento de uma cultura para a paz. Esta questão, em princípio utópica, vai centralizar o seminário "Ciência e Tecnologia - Instrumentos para a Paz no Século 21". O seminário será realizado no domingo, dia 3, a partir das 9h, no auditório do Foro da Justiça Federal (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 600 - 9º andar) no Parque da Harmonia.

De acordo com o secretário da Ciência e Tecnologia, Renato de Oliveira, a intenção é que as discussões do seminário resultem num programa de ação prática. "Com o aprofundamento do debate crítico, pretendemos delinear um programa de ação com vistas ao intercâmbio do conhecimento científico e tecnológico voltado para o desenvolvimento sustentado e a democracia", disse.

O seminário vai contar com a palestra do professor da Universidade das Nações Unidas e da Universidade Aberta da Catalunha, Marco Antônio Dias, brasileiro que vive em Paris. Ele falará sobre o tema "Ensino Superior: Qualidade e Pertinência, Base para a Utopia da Construção de uma Sociedade Mais Justa".

À tarde, a partir das 14h, haverá uma mesa redonda com o tema "Um Programa para a Ciência e Tecnologia, para a Democracia e para o Desenvolvimento", com a participação do diretor-executivo do Afrika Study Center e professor da Universidade Islâmica de Uganda, Dani Wadada Nabudere; o representante da Universidade de Tampere, Finlândia, professor Tapio Varis; o diretor-executivo do Consórcio Ibero-americano para a Educação em Ciência e Tecnologia (Istec), o boliviano naturalizado americano Ramiro Jordan e o professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Israel Jacob Rabin Baumvol.

O seminário, promovido pela Secretaria da Ciência e Tecnologia (SCT) com apoio da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), é gratuito e aberto a todos os interessdos, sem necessidade de inscrições prévias.

Redação Terra

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade