Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Bové diz que combate contra transgênicos vai continuar

Quarta, 30 de janeiro de 2002, 15h52

Ativista (esquerda) esteve com João
Pedro Stédile, líder do MST (Foto Reuters)
O ativista antiglobalização José Bové, porta-voz da Confederação de Agricultores franceses, disse, em entrevista hoje à AFP, que "os únicos combates perdidos são os que não se começam". Bové, que quase foi expulso do Brasil em 2001 por participar da invasão e destruição de uma lavoura de transgênicos no Rio Grande do Sul, está em Porto Alegre para a segunda edição do FSM.

AFP - Que lições podemos tirar da situação da Argentina?
José Bové
- Há dois anos que várias pessoas alertam sobre a Argentina. Os dirigentes desse país fizeram tudo o que o Fundo Monetário Internacional (FMI) lhes pediu: privatizar, diminuir os serviços do Estado. Hoje é a bancarrota, a falência desse sistema. Agora existe uma brecha entre a população das ruas, também falida, e os que administraram o país. E o FMI não reconhece que é o responsável por esta crise! Alguns dizem que Argentina está nesta situação porque não pode exportar seus produtos por causa do protecionismo europeu: é incrível, é o modelo ideológico dominante que está em questão.

AFP - O que se passou concretamente desde a primeira edição do Fórum Social Mundial?
Bové
- Os debates devem se refletir nas lutas e, no ano passado, tivemos uma grande discussão sobre as patentes. Também realizamos uma intervenção no G-8 (grupos dos países mais ricos) para dizer que a situação da saúde nos países do sul, em particular quanto à aids, não é sustentável e em Doha, na reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), os governos reconheceram que a saúde deve ficar antes do mercado, permitindo a fabricação de medicamentos genéricos. Estamos aqui para fazer a união entre os dois, para tentar ganhar terreno, mas nosso objetivo não é ter todas as respostas.

AFP -Quais são as principais frentes de oposição daqui para frente?
Bové
- Temos combates em curso. Por exemplo, a questão da taxa Tobin para os fluxos financeiros foi discutida na maioria dos países desenvolvidos. Quanto à agricultura e os organismos geneticamente modificados, os transgênicos, continuaremos o combate enquanto não houver uma legislação internacional. O movimento internacional de agricultores irá na próxima cúpula da Fundo das Nações Unidas para a Alimentação (FAO) para fazer o balanço dos danos causados desde a criação da OMC.

AFP - E durante o Fórum Social deste ano?
Bové
- Durante o fórum está prevista uma marcha contra a criação de uma Área de Livre Comércio das Américas (Alca) com a resistência dos países da América Latina. Este tipo de acordo é um laboratório que permite aos Estados Unidos colocarem as instituições internacionais diante do fato consumado, isto é, a impossibilidade de intervir num espaço de mercado dominado por eles. Os únicos combates perdidos são os que não se começam.

AFP

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade