Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Gapa/RS denunciará discriminação do Governo do Estado

Quarta, 30 de janeiro de 2002, 14h48


O Grupo de Apoio a Prevenção da Aids do Rio Grande do Sul (Gapa/RS), primeira organização anti-aids da região sul do Brasil, pretende denunciar, durante o FSM, o comportamento excludente da Perícia Médica da Secretaria Estadual de Administração. O órgão tem negado laudos de aptidão para admissão de pessoas que estão em tratamento com medicamentos antiretrovirais. O argumento da secretaria é de que pode ocorrer o risco de "prejuízo" do estado, já que um concursado nestas condições pode pleitear aposentadoria integral.

O Gapa/RS tem participado de um Grupo de Trabalho para encaminhar esta questão, mas também incrementa ações de denúncia junto a diversos órgão de direitos humanos para reverter esta situação. Os voluntários participarão da marcha de abertura do evento com faixas denunciando esta situação e distribuirão uma carta aberta a população expondo o fato.

A ONG contará também com um estande para distribuição de material contendo dados sobre o trabalho desenvolvido, a epidemia, formas de transmissão e informações em geral. Também está prevista a distribuição de 5 mil preservativos. No estande estarão à venda camisetas, pins, canecas e outros artigos.

Fundado em abril de 1989, o Gapa/RS conta hoje com o trabalho de 60 voluntários e atende em torno de 5 mil pessoas por mês. Entre os trabalhos realizados pela entidade estão o plantão de informações, atendimento psicológico, assessoria juridica, grupos de auto-ajuda, projetos de prevenção junto a profissionais do sexo e participação em Conselhos de Controle Social.

Redação Terra

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade