Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Prefeitos defendem rede de ação para fazer inclusão social

Terça, 29 de janeiro de 2002, 15h10

Dirigentes firmam posição comum em
Porto Alegre (Foto: Patrícia Comunello)
O papel dos municípios frente aos crescentes desafios na busca da inclusão social e da redução das desigualdades foi discutido na entrevista que reuniu 10 prefeitos, hoje pela manhã, no Fórum de Autoridades Locais (FAL).

Os prefeitos de Buenos Aires, Aníbal Ibarra, e de Montevidéu, Mariano Arana, falaram sobre a importância da rede de Mercocidades, que articula políticas entre as cidades, e da retomada e ampliação do Mercosul como formas importantes para superar as dificuldades. Para Ibarra, o anúncio de ajuda dos organismos internacionais à Argentina é preocupante. Segundo o prefeito, este auxílio normalmente vem atrelado a políticas recessivas.

Para o prefeito de Barcelona, Joan Clos, sua cidade é um bom exemplo de como os municípios precisam casar políticas públicas com o Estado para resolver problemas e ampliar o atendimento à população.

"Acreditamos que o ponto de partida seja a necessidade de colocar os direitos humanos, os direitos sociais e os projetos nacionais dentro de uma lógica de cooperação e não de submissão", disse o prefeito Tarso Genro. A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, lembrou que "os encargos ficam com os municípios e os recursos com a União".

Redação Terra

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade