Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Relatório de Direitos Humanos em 2001 será lançado no FSM

Terça, 29 de janeiro de 2002, 10h16


O Relatório dos Direitos Humanos no Brasil 2001 será lançado no dia 1º de fevereiro dentro do 2º Fórum Social Mundial (FSM), em Porto Alegre. O documento traz denúncias sobre a prática de tortura, assassinatos e diversas formas de desrespeito aos direitos humanos no país.

A pesquisa envolveu diversas entidades de defesa dos direitos humanos e organizações não-governamentais brasileiras. O livro será lançado em português e em inglês. São três capítulos. O primeiro "O passado ainda é presente", é um retrato das Forças Armadas, que destaca os graves problemas enfrentados pela corporação com grande número de alcoólatras e usuários de drogas e a prática sistemática da tortura entre os seus próprios componentes. A espionagem do Exército, os mortos e desaparecidos políticos também estão na publicação.

A segunda parte trata da "Violência urbana e justiça". Os textos abordam o resultado do julgamento do Massacre do Carandiru em São Paulo, a absolvição dos quatro policiais envolvidos em uma chacina de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista e a violência na Avenida Paulista durante um protesto contra a criação da Area de Livre Comércio das Américas (Alca) com a prisão de 69 pessoas, entre eles 40 menores, e que deixou cem pessoas feridas.

A violência rural e a luta pela terra estão no terceiro capítulo, que inclui o trabalho escravo, a violência contra trabalhadores rurais no Sul e Sudeste do Pará, o julgamento dos policiais acusados pelo assassinato de 19 trabalhadores rurais em Eldorado dos Carajás (sul do Pará), e a impunidade no caso Margarida Alves, líder sindical morta há 18 anos com um tiro no rosto em frente a sua casa, na Paraíba.

Redação Terra

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade