Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Aníbal acusa organismos financeiros pela crise argentina

Terça, 29 de janeiro de 2002, 01h48


O prefeito de Buenos Aires, Aníbal Ibarra, atacou esta segunda-feira durante a abertura do II Fórum de Autoridades Locais em Porto Alegre os organismos financeiros multilaterais. Ele os acusa de contribuir para gerar a crise econômica e social na Argentina.

"A Argentina foi um país que cumpriu com as receitas que lhe foram impondo os organismos multilaterais de crédito. Era um exemplo do que deveria ser feito", lembrou Ibarra.

O país - que atravessa o quarto ano de recessão e teve três presidentes em 12 dias no mês de dezembro - "fez todos os deveres de casa (...), e foi comprando um discurso que levava a uma realidade em que o Estado teria que se ocupar de questões centrais, e vender o que não era mais o foco das ações.

"Vendemos as empresas (públicas) e fomos financiando o déficit com o que saía dessas contas. Tinha que abrir a economia, abrimos e entramos numa competitividade feroz", que levou à "destruição da economia nacional (e) a desindustrialização de muitos setores".

Mas ele lembrou também que não se deve "eximir ou fugir das responsabilidades políticas (da crise), que não são menores, e foram muitas". Em entrevista à AFP, Ibarra disse que "nenhum programa econômico é viável se não contemplar a questão social".

O encontro de autoridades e representantes de municípios está centrado este ano na Inclusão Social das pessoas nas comunidades, e é o prelúdio do segundo Fórum Social Mundial contra a globalização.

AFP

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade