Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Marta Suplicy lembra morte de Celso Daniel

Segunda, 28 de janeiro de 2002, 22h25


A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), lembrou hoje à noite a morte do colega de partido Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André (SP), em sua conferência no II Fórum de Autoridades pela Inclusão Social, realizado em Porto Alegre. Na abertura, um minuto de silêncio lembrou o assassinato do prefeito petista. Daniel foi encontrado morto a tiros no dia 20 deste mês, após ter sido seqüestrado na capital paulista. Marta disse que é preciso manter acesa a chama de Daniel, que, segundo ela, sempre foi um defensor das politicas sociais e contra a globalização. "Precisamos provar ao mundo que, ao final dessa guerra, pode triunfar a justiça social contra a barbárie e a exclusao social", afirmou.

Antes da prefeita paulistana, o prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, defendeu a democracia e o humanismo das ideias como remédio à globalização "baseada apenas no dinheiro e na riqueza". Delanoë disse que a atual ordem econômica não considera as "necessidades dos diferentes". "A globalização não dá conta de interesses de bairros e da vida coletiva", declarou o prefeito, que gostaria de ver as cidades como principal contrapobnto de poder ao modelo econômico dominante. O dirigente citou organizações que já funcionam em Paris, como conselhos de bairros e de estrangeiros.

O prefeito de Buenos Aires, Anibal Ibarra, lembrou que as cidades recebem a "grande demanda dos excluídos": pessoas que vão atrás de grandes centros urbanos, das quais as prefeituras nao podem dar conta pelos poucos recursos em saúde e assistência social. Ibarra foi muito aplaudido por suas críticas ao modelo de recuperação econômica indicadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Os prefeitos de Buenos Aires, Paris e São Paulo participaram do painel "Globalização e Inclusão Social", no primeiro dia de programação do Fórum de Autoridades.

Redação Terra

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade