Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Mario Soares defende uma globalização mais humana

Segunda, 28 de janeiro de 2002, 19h44


O ex-presidente português, Mario Soares, disse, hoje, em Porto Alegre que a exclusão social é o maior problema do mundo atual. Soares, 79 anos e deputado do Partido Socialista (PSI) no parlamento português, defendeu uma globalização mais humana, que combine a busca de riquezas com preocupação social e desenvolvimento sustentável sem agressão ao meio ambiente. "Se for esse o modelo, a inclusão social é fácil".

Soares faz a palestra de abertura na noite de hoje do 2º Fórum de Autoridades Locais pela Inclusão Social, que vai até quarta-feira na capital gaúcha. Presidente da Fundação Mario Soares e ligado a uma instituição de estudos sobre os problemas na África, Soares argumentou que a globalização possível teria de prever justiça social. O ex-presidente disse que o modelo dominante só resultou em mais pobreza e concentração de renda.

A retórica do socialista indica que a mudança começa com o diálogo entre os dois lados, pobres e ricos. "Mas há interesses diferenciados. Corporações e grupos que acumulam fortunas e outros que não têm nada". A saída, para Soares, é a mobilização da opinião pública. "Não podemos colocar bomba, porque somos contra o terrorismo. Temos de fazer manifestações de vontade que se imponham. A Internet é um importante aliado. As pessoas têm de ser convencidas".

A aposta do ex-presidente português é na força de "uma consciência das pessoas" como uma arma para erradicar a pobreza. A participação em organizações e grupos que atuem por setores, como defesa dos direitos dos presos, pode formar um grande movimento de opinião pública capaz de ter influência o mundo, exemplifica o hoje parlamentar socialista.

Na entrevista no final da tarde de hoje em Porto Alegre, Mario Soares também condenou a campanha norte-americana no Afeganistão. A ação, na caça aos integrantes da rede de Osama Bin Laden, foi considerada abusiva. "Retaliação não tem nada a ver com justiça", criticou Soares. O tratamento dispensado aos prisioneiros do Talibã e da Al-Qaeda, na base de Guantánamo, foi criticada. "Terroristas são criminosos e, portanto, têm direito a advogado também".

Outra guerra, não sacramenada no Oriente Médio, foi alvo de um alerta do socialista. A prevenção de uma guerra religiosa, depende do reconhecimento, por exemplo, do Estado palestino. O ex-presidente português disse que Israel está cometendo terrorismo de estado. "Não tem outro nome para os bombardeios feitos nos territórios palestinos".

Redação Terra

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade