Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Exclusão social é tema de encontro paralelo de autoridades

Segunda, 28 de janeiro de 2002, 15h05


Políticos também participam do maior evento antiglobalização do planeta, o Fórum Social Mundial de Porto Alegre (Rio Grande do Sul) com um encontro paralelo, o 2º Fórum de Autoridades Locais, que começa nesta segunda-feira e debate a exclusão social no mundo. Quase mil prefeitos e convidados, como o juiz espanhol Baltasar Garzón, o ex-presidente português Mário Soares, os ministros franceses de Cooperação, Charles Josselin, e Economia Solidária, Guy Hascoet, e o coordenador do Programa de Gestão Urbana (PGU) da ONU para a América Latina e Caribe, Yves Cabannes, participam do evento.

Os organizadores prevêem o comparecimento de mais de 200 prefeitos, incluindo: Walter Veltroni (Roma), Bertrand Delanoe (Paris), Manuel Tornare (Genebra), Freddy Thielemans (Bruxelas), Aníbal Ibarra (Buenos Aires), Marta Suplicy (São Paulo) e Héctor Silva (San Salvador).

O 2º Fórum de Autoridades emitirá um documento final que deve incentivar a criação de "alguma forma de organização das cidades pela inclusão social", segundo o texto de referência divulgado pela organização.

"Intervir conjuntamente ante os organismos internacionais para planejar ações e medidas que facilitem as políticas de inclusão social com financiamento internacional" é um dos objetivos que a futura organização terá. "Outro mundo é possível e este começa nas cidades", foi o lema do 1º Fórum de Autoridades na Carta de Porto Alegre de 2001. Este documento criticava o fato de "grandes parcelas da população serem excluídas e marginalizadas, afetadas por um dos efeitos mais perversos das políticas neoliberais" e afirmava que "as cidades são um importante instrumento para estancar os processos de exclusão".

O encontro dos prefeitos e políticos é o principal ato paralelo ao Fórum Social Mundial - que será realizado de 31 de janeiro a 5 de fevereiro em Porto Alegre -, e tem abertura oficial na noite de hoje com uma palestra de Mário Soares. Este fórum político terminará com uma conferência pela paz no dia 30, da qual devem participar, entre outros, os prefeitos Mariano Arana (Montevidéu), Joan Clos (Barcelona) e Than Sina (Phnom Penh - Camboja).

Leia mais:
» Encontro paralelo ao FSM reúne prefeitos de todo o mundo no RS

AFP

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade