Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Baltasar Garzón terá segurança especial em Porto Alegre

Segunda, 28 de janeiro de 2002, 15h04

Garzon tornou-se
célebre ao condenar
Augusto Pinochet
(Foto: Reuters)
O juiz espanhol Baltasar Garzón contará com forte esquema de segurança durante sua passagem por Porto Alegre. Um dos motivos que despertam preocupação com a integridade de Garzón são as informações da tentativa de organizações ligadas ao ETA (Euskalerria Ta Askatasuna - País Basco e Liberdade) de participarem do 2º Fórum Social Mundial (FSM), que começa nesta quinta-feira, na capital gaúcha.

Entre as decisões que tornaram Garzón célebre mundialmente estão a condenação do ex-ditador chileno Augusto Pinochet por crime contra a humanidade e a prisão de integrantes de grupos terroristas como o ETA e a Al-Qaeda, do Afeganistão. Na última sexta-feira, o Terra noticiou a inscrição de quatro entidades que teriam ligações com os terroristas bascos. Representantes do escritório executivo do FSM, cuja carta de princípios condena o terrorismo, admitiram desconhecer a conexão.

Garzón deve desembarcar na capital gaúcha na manhã desta terça-feira acompanhado de dois policiais espanhóis. Ao pisar em território gaúcho, Garzón ganhará a companhia de cinco agentes da Polícia Federal.

O prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro, diz que o cuidado com a segurança de um dos convidados mais aguardados do 2º Fórum de Autoridades Locais contra a Exclusão Social (FAL) está garantida. "Todos sabem da atuação do juiz e das prisões que o tornam alvo natural", observa Genro.

Leia mais:
» Entidades ligadas ao ETA tentam participar do Fórum Social

Redação Terra

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade