Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Criador do Softwate Livre ministrará oficina e conferência

Domingo, 27 de janeiro de 2002, 15h41


O americano Richard Stallman, criador do Movimento Software Livre, chega a Porto Alegre na próxima quinta-feira, dia 31, para participar do II Fórum Social Mundial. Stallman participará de uma conferência, um debate e uma oficina do evento.

No Acampamento Intercontinental da Juventude serão instalados 50 computadores com software livre, informa Everton Rodrigues, um dos responsáveis pela organização da tecnologia de informática do acampamento. Segundo ele, a presença de Stallman no FSM é indispensável, por ser defensor dos programas de computadores livre desde a década de 80. "Num evento como este não poderíamos deixar de convidar Richard Stallman para debater conosco, pois além dele ser o inspirador de nossa comunidade, a maioria dos programadores deste tipo de software são jovens com menos de 30 anos", afirma.

Atualmente, mais de 20 milhões de pessoas utilizam programas livres em todo o mundo. O crescimento é maior se comparado com os programas da grande indústria, como a Microsoft. O coordenador do Projeto Software Livre RS, Marcelo Branco, garante que esta ascensão deve-se à qualidade de tais programas, do sistema operacional GNU/Linux e de seus aplicativos.

Branco alega ainda que estes softwares são mais seguros, pois o código de programação é aberto e permite uma auditoria na qualidade e na segurança. Ou seja: quando os programas são patenteados por grandes empresas, os códigos são secretos, o que permite a quebra de privacidade dos usuários. Uma vez que a codificação das espécies livres é aberta, esse risco é minimizado.

Veja abaixo a agenda de eventos sobre Software Livre no Acampamento Intercontinental da Juventude:

Dia 03/02

10h - Oficina de Software Livre com Marcelo Branco (coordenação do Projeto software Livre RS) e Diego Saraiva (Argentina).

11h - Testemunho e bate papo informal dos movimentos da juventude com Richard Stallman

15h - Conferência Principal com Richar Stallman

Redação Terra

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade