Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Efetivo de PMs subirá 44% nos dias do Fórum em Porto Alegre

Quarta, 16 de janeiro de 2002, 12h53


Patrícia Comunello/Redação TerraA Brigada Militar (BM) gaúcha vai acionar a partir do dia 26 deste mês uma megaoperação para a segurança dos 60 mil participantes da segunda edição do Fórum Social Mundial que vai de 31 de janeiro a 5 de fevereiro em Porto Alegre. O contingente policial está definido, 750 policiais militares (PMs). Só falta o desenho das manobras, que depende dos locais onde se desenrolarão as atividades do evento. O comando do Policiamento Metropolitano espera as informações do comitê organizador do Fórum Social.

A megaoperação da BM em 2002 envolve uma força policial duas vezes maior que a exigida, por exemplo, numa partida de futebol com 50 mil torcedores no Estádio Olímpico, templo gremista. O efetivo é quase a metade do policiamento diário da capital gaúcha feito por 1,7 mil homens em qautro turnos para a população de 1,3 milhão de habitantes.

O comandante em exercício do Policiamento Metropolitano, Ilson Pinto Oliveira, garante que a segurança não será comprometida em nenhuma região da cidade. A expectativa é que a população se sinta mais protegida. Oliveira lembra que este ano a ação militar tem dois agravantes. No dia 2 de fevereiro, ocorrem as tradicionais celebrações de Navegantes, que atraem 400 mil fiéis. No dia 3, é a vez da muamba que anuncia o Carnaval na Avenida Antonio Augusto de Carvalho.

O resultado da coincidência dos megaeventos são férias suspensas de 31 de janeiro a 6 de fevereiro, servidores administrativos do expediente interno na rua, batalhões especiais mobilizados e uma conta estimada em mil horas extras, ainda não aprovada. O governo petista já anunciou que terá uma despesa de R$ 2,3 milhões com a realização do FSM.

As ocorrências policiais não assustam a BM. Na edição de estréia, a rotina dos PMs teve pequenos arrombamentos a veículos, apreensão de armas e uso de drogas, como maconha, e alguns tumultos em manifestações. O comandante já sabe os dias e pontos de maior atenção. Não houve pedido até agora de segurança especial para convidados. Paralelo ao FSM, o Fórum de Autoridades Locais, no hotel Plaza San Rafael, terá a presença de prefeitos de cidades importantes, como Paris e Roma.

A solenidade de abertura, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC), e a passeata que ocorre logo depois com saída do Largo Glênio Peres e chegada no Anfiteatro Pôr-do-Sol, às margens do Rio Guaíba, estão na mira dos PMs. Dos 20 mil participantes na caminhada no ano passado, são esperados 60 mil agora. Locais de eventos culturais, como shows, de conferências e oficinas, hotéis e o Aeroporto Salgado Filho completam a lista de alvos preferenciais.

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade