Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Acampamento da Juventude não quer ser Woodstock

Terça, 15 de janeiro de 2002, 10h21


Um mutirão de jovens que irão participar do FSM 2002 já começou a trabalhar na construção da infra-estrutura. O objetivo do 2º Acampamento Intercontinental da Juventude nesta edição do evento, segundo a Comissão Organizadora, á livrar-se do "estigma Woodstock" e provar que os jovens não se reúnem apenas para se divertir. A organização está propondo atividades no espírito "um outro mundo é possível", começando pela própria construção da Cidade da Juventude.

A montagem será orientada por oficinas de construção com mínimo impacto ambiental, que utiliza material não-disponível no mercado e técnicas como fardo de palha, bambu, taipa, parede de leiva, telhado de Santa Fé, técnicas indígenas, geodésica, telhado vivo, grafitagem na madeira e banheiro seco. O trabalho já começou, com a orientação do Conselho Livre Metropolitano de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (Colmea).

O acampamento se chamará Cidade da Juventude Carlo Giuliani, em homenagem ao jovem assassinado nas manifestações de Gênova em 2001, durante encontro do G-8 no ano passado. São esperadas 10 mil pessoas. A alimentação será fornecida pelo CTG Estância da Azenha, que poderá servir até 1,5 mil refeições diárias. O almoço e o jantar custarão R$ 2,50 e o café da manhã custará R$ 1. O aproveitamento do Parque da Harmonia será delimitado pelos seguinte eixos de zoneamento:

- Eixo de Atividades: ocorrerão atividades de intercâmbio cultural como feiras de artesanato, exposições e cinema. O projeto Roda-Cine, com apresentação de filmes para a moçada, vai acontecer neste espaço.

- Eixo de Convívio: área propícia para o intercâmbio dos acampados com os demais participantes do FSM e os freqüentadores do parque.

- Eixo Administrativo e de Serviços: área onde ficará sediada a parte de administração, segurança, limpeza, saúde, alimentação e informações, como o Centro de Mídia (redes de computadores com acesso à Internet).

- Eixo Residencial, reservado para barracas, banheiros e chuveiros, com cobertura de 10 mil m2.

A Comissão de Infra-Estrutura realizou drenagem da área, instalou estruturas para iluminação e manutenção de redes e implantou chuveiros e torneiras no parque. O Departamento Municipal de Água e Esgoto terá plantão 24 horas para atendimento de ocorrências. Mais informações podem ser obtidas no site www.juventudefsm.org.

Redação Terra

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade