Notícias Fórum Social Mundial 2002
Notícias
Imagens
Entrevistas
Programação
Entenda o FSM
Links relacionados
Notícias
Assembléia Pública debaterá dinheiro gasto com guerras

Segunda, 14 de janeiro de 2002, 15h14


Uma assembléia para discutir o dinheiro gasto em guerras no mundo está programada para o dia 2 de fevereiro, às 14h, durante o Fórum Social Mundial. Os organizadores estimam que sejam gastos US$ 800 bilhões por ano com a indústria bélica e a guerra em todo o mundo. Depois de assistir a palestras de especialistas em diversas áreas, os participantes poderão escolher onde o dinheiro seria aplicado.

Sobre a eliminação da fome, falará Anuradha Mittal, Índia, co-diretora do Institute for Food and Development Policy – Food First. Para falar sobre a erradicação do trabalho infantil, virá Kailash Satyarthi, do Paquistão, coordenador da Marcha Mundial contra o Trabalho Infantil. A palestra sobre a atenção às vítimas da guerra será realizada por Rony Brauman, de Israel, representante dos Médicos Sem Fronteiras, organização vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 1999.

Dom Pablo Gonzalez Casanova, sociólogo e professor da Universidade Autônoma do México, falará sobre a erradicação do analfabetismo, e Raymund Offen Heimer, presidente da OXFAM Internacional, falará sobre a atenção às vítimas da Aids. Por fim, Marc Laviolette, presidente da Confederação dos Sindicatos Nacionais de Quèbec, irá expor seus argumentos para convencer os "eleitores" a escolher a manutenção do emprego, com a reconversão da indústria armamentista, como destino para o dinheiro.

A Assembléia é inspirada no Orçamento participativo, programa da prefeitura de Porto Alegre e do governo do Rio Grande do Sul criado para discutir gastos públicos com a população.

Redação Terra

mais notícias

Fórum
Dê sua opinião sobre os temas que agitam
o FSM 2002

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade