Notícias > Especiais > 11 de setembro > EUA em Guerra
 Capa
 Notícias
 Os atentados
 Personagens
 EUA em guerra
 Fotos
 Vídeos
 Infográficos
 Animações
 Interatividade

 EUA em Guerra
Cronologia do primeiro ataque dos EUA ao Afeganistão
Cronologia do dia 7 de outubro 13h30 - Várias explosões violentas são ouvidas em Cabul, a energia elétrica é cortada.

13h45 - A Casa Branca anuncia uma nova fase na guerra contra o terrorismo.

14h05 - O presidente George W. Bush anuncia que os ataques norte-americanos começaram contra campos terroristas da organização Al-Qaeda e instalações militares talibã no Afeganistão. Grã-Bretanha também participa das ações

14h45 - Washington adverte aos cidadãos norte-americanos e pede atenção devido a ameaça terrorista existente uma vez iniciado o ataque.

15h - Primeiro-ministro britânico, Tony Blair, anuncia que submarinos britânicos disparam mísseis contra o Afeganistão.

15h10 - Altos oficiais do exército paquistanês se reúnem em Rawalpindi (perto de Islamabad). Segundo as autoridades, o espaço aéreo paquistanês foi utilizado durante as operações aéreas contra o Afeganistão.

15h30 - Osama Bin Laden promete aos Estados Unidos que "nunca voltarão a viver seguros enquanto a Palestina não conhecer a segurança", em uma mensagem gravada em vídeo exibida pela TV Al-Jazira depois do início dos ataques no Afeganistão. Bin Laden se alegra dos atentados de 11 de setembro, e afirma que a América foi "atingida em seu ponto mais vulnerável".

15h45 - O presidente francês, Jacques Chirac, anuncia pela TV que as "forças" francesas "participarão" de ações militares dirigidas pelos Estados Unidos.

16h00 - O presidente russo, Vladimir Putin, reúne o ministro da Defesa, Serguei Ivanov, o chefe do Estado-Maior, Anatoli Kvachnin, e o chefe dos serviços de segurança (FSB, ex-KGB), Nikolai Patruchev. A polícia de fronteira russa reforça a vigilância no limite do Tadjiquistão com o Afeganistão.

16h10 - O secretário norte-americano de Defesa, Donald Rumsfeld, confirma que foram utilizados bombardeiros estratégicos B-1, furtivos B-2 e B-52, mísseis de cruzeiro e bombas guiadas de alta precisão. Anuncia também o arranque das operações de lançamento de ajuda humanitária no Afeganistão. Conforme o chefe do Estado-Maior Interarmas, general Richard Myers, as forças norte-americanas dispararam cerca de cinquenta mísseis de cruzeiro Tomahawk contra campos terroristas e objetivos militares dos talibã.

16h20 - As forças de oposição aos talibã dispararam foguetes contra as posições talibã ao norte de Cabul.

16h25 - Explosões e incêndios são visíveis no aeroporto de Mazar-e-Sharif, cidade estratégica do norte do Afeganistão sob controle dos talibã, declara um porta-voz da oposição armada afegã. Posições militares dos talibã perto das cidades de Jalalabad (leste), Farah (oeste) e Kunduz (norte, perto da fronteira com o Tadjiquistão) foram alcançados.

16h30 - O Canadá vai fornecer "várias unidades" à coalizão militar internacional formada pelos Estados Unidos, anuncia o premiê canadense Jean Chrétien.

16h40 - O Irã condena veementemente os ataques norte-americanos, e os julga "inaceitáveis".

16h50 - O vice-presidente norte-americano, Dick Cheney, é instalado em uma nova residência secreta como medida de precaução, anuncia a Casa Branca.

17h20 - Ocorrem enfrentamentos entre milicianos talibã e habitantes da cidade de Zarandj (sudeste do Afeganistão), perto da fronteira com o Irã, anuncia a agência oficial iraniana IRNA.

17h45 - Segunda onda de ataques contra Cabul, aparentemente perto do aeroporto, depois do ruído de um avião sobrevoando o local.

19h20 - Defesa antiaérea talibã entra em ação pela terceira vez em Cabul.

AFP

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade