Elián Gonzalez
Caso Elián

Fórum: O que você acha da posição política de Cuba?
     
 

 

A Era Fidel Castro
O atual presidente de Cuba, Fidel Castro, é uma das mais importantes figuras do mundo contemporâneo. Com o característico uniforme militar verde-oliva, o quepe e a barba, Fidel está no poder desde 1959, quando um golpe derrubou o ditador Fulgêncio Batista da presidência.

Fidel Castro Ruz, líder revolucionário e estadista cubano, nasceu em Mayari, província do oriente da ilha. Era o dia 13 de agosto de 1926. Filho de fazendeiro, Fidel estudou no colégio Jesuíta de Belém e se formou em Direito pela Universidade de Havana. Ao contrário de seu fiel amigo Che Guevara, o líder se envolveu cedo com política estudantil e já sofreu várias tentativas frustradas de assassinato.

Após chegar ao poder em 59, Fidel Castro começou a promover uma série de mudanças na ilha caribenha. A agricultura ganhou maior espaço, a educação mereceu atenção especial e o governo anulou a presença de indústrias norte-americanas no país. No início dos anos 60, inquietos com o governo que se instaurava em Cuba, os EUA arquitetaram a invasão da Baía dos Porcos. A tentativa fracassou e Fidel aproveitou o momento para declarar oficialmente seu Estado socialista-leninista.

segue -->

volta

 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade