Elián Gonzalez
Caso Elián

Fórum: O que você acha da posição política de Cuba?
     
 

 

Che Guevara
Nascido em 1928 no berço da aristocracia argentina, Ernesto Che Guevara tornou-se um mito na América Latina e símbolo da Revolução Cubana. O guerrilheiro revolucionário acreditava que apenas o fim do domínio imperialista poderia libertar o latino-americano da pobreza. Nos anos 40, Che - que fora uma criança frágil, maltratada pela asma - deixou Buenos Aires de bicicleta para aventurar-se no norte do país. Logo depois, conheceu os países vizinhos.

As viagens mudaram a vida do jovem, que pôde observar as misérias que tornavam profundo o abismo social entre os latino-americanos. Na volta, disposto a atenuar as disparidades que tanto o chocaram, Che tornou-se médico. Em 1953 partiu para a Bolívia e, em seguida, para a Guatemala, que estava sob o governo do revolucionário Jacobo Arbenz. Em 1954, um golpe militar instalou a ditadura de Castillo Armas no país e Ernesto Che Guevara foi obrigado a exilar-se no México. Começou, então, uma nova fase para Che e para Cuba.

No México, o guerrilheiro conheceu Raúl e Fidel Castro. Os irmãos também estavam exilados no país, junto com outros rebeldes do "Movimento 26 de Julho" - que tentara sem sucesso em 1953 uma revolução em Cuba.

segue -->

volta

 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade