Elián Gonzalez
Caso Elián

Fórum: O que você acha da posição política de Cuba?
     
 

 

A briga pelo menino náufrago Elián González
Meses depois do encerramento da disputa pelo menino cubano Elián González e do total silêncio oficial sobre o caso, o pequeno náufrago ainda voltou aos noticiários internacionais no final do ano 2000. Cenas de Elián jogando bola com a professora e colegas de escola foram transmitidas pela TV estatal de Cuba, enquanto o pai do menino declarava que Elián leva uma vida normal no país. As cenas relembraram o caso que, na vitrine do mundo, transformou-se em mais um complexo capítulo das conturbadas relações entre EUA e Cuba.

Elián vive hoje com o pai, Juan Miguel González, a madrasta e um irmão menor em Cárdenas, a 150 quilômetros de Havana. Em novembro de 1999, o menino, então com seis anos de idade, foi alvo de uma polêmica batalha judicial e diplomática entre cubanos e norte-americanos, depois que sobreviveu a um naufrágio. A pequena embarcação transportava cubanos que tentavam ingressar ilegalmente nos Estados Unidos. No acidente morreram a mãe do menino, Elizabeth, e outras nove pessoas.

Durante sete meses - tempo que durou a disputa entre os dois países pela custódia do menino - Elián foi transformado em símbolo tanto pelos castristas quanto pela comunidade anticastrista de Miami. Como se não fosse suficiente, uma extensa mitologia, desde um salvamento por golfinhos até uma aparição da Virgem Maria, foi associada a ele. Em Cuba, o presidente Fidel Castro fez dele um símbolo do regime comunista, seqüestrado pelo "antro hostil do capitalismo". A comunidade cubana exilada em Miami, com o tio-avô de Elián, Lázaro González, a frente, fez dele uma criança a quem era preciso proteger da falta de liberdade em Cuba.

volta

 
    Cronologia do caso

 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade