Notícias Especial Césio 137

Capa
Como foi
As vítimas
Os responsáveis
O que é o césio?
Galeria de fotos
Opine
 Boletim
Receba notícias no seu e-mail

 Fale conosco
Escreva com críticas e sugestões

Os responsáveis
Terça, 12 de novembro de 2002 
Passaram-se anos até que os culpados fossem condenados
 
Veja também
» Roubo, desinformação, mortes e caos
» Césio matou quatro pessoas e deixou marcas permanentes em várias outras
Marcela Mourão/Redação Terra

Os responsáveis foram condenados por homicídio culposo, ou seja, sem intenção de matar e cumpriram penas brandas. Em fevereiro de 1996, quase dez anos depois do acidente, os médicos Carlos Bezerril, Criseide Castro Dourado e Orlando Alves Teixeira e o físico hospitalar Flamarion Barbosa Goulart foram senteciados há 3 anos e dois meses de prisão em regime aberto. Os médicos e o físico, como determinou o TRF, tiveram que prestar serviços à comunidade.

A decisão foi do Tribunal Regional Federal de Brasília que modificou as penas impostas pela Justiça de Goiânia. Em 1992, todos os envolvidos tinham recebido penas mais brandas, mas um recurso impetrado junto ao TRF alterou toda a situação.

Sócios na Clínica de Radiologia de Goiânia, Carlos, Criseide e Orlando foram considerados os principais responsáveis pelo acidente. Eles deixaram, na sede da clínica, uma bomba do material radioativo. Com a retirada de telhas, portas e janelas, o prédio ficou devassado e a bomba acabou chamando a atenção de catadores de ferro velho.

Em 2000, a Justiça de Goiás condenou a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo), o médico Amaurillo Monteiro de Oliveira e o físico hospitalar Flamarion Barbosa Goulart por danos ambientais. A CNEN foi condenada a recolher R$ 1 milhão, o Ipasgo, o médico e o físico R$ 100 mil cada para o Fundo de Defesa de Direitos Difusos.

A comissão também foi condenada a garantir atendimento médico-hospitalar, técnico-científico, odontológico e psicológico às vítimas diretas e indiretas, reconhecidamente atingidas, até a 3ª geração, viabilizar o transporte das vítimas em estado mais grave para a realização de exames, caso necessário, prosseguir o acompanhamento médico da população de Abadia de Goiás, vizinha do depósito, bem como prestar eventual atendimento médico, em caso de contaminação.
 



 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade